sábado, 1 de outubro de 2011

POR QUE AGRADECER?


Há ensino abundante em 1 Ts 5.18 – “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”. A Nova Versal Internacional grafa: “Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus” e a Nota Tradução Na Linguagem de Hoje: “E sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus”.
          As três distintas versões se locupletam, enriquecem-se. Facultam-nos uma compreensão mais ampla. Possibilitam-nos penetrar mais no pensamento, no espírito e no propósito do texto. Pois, três questões a se ver, a partir de uma indagação.
          Que quer o Apóstolo Paulo?
          1. Ensinar que a gratidão deve ser marca natural de um cristão, de sua relação com Cristo –   “... em Cristo Jesus para convosco”. É para os crentes em Cristo. Por estarmos unidos com Ele, devemos sempre ser gratos a Deus. Ele é o canal da Graça de Deus para conosco. A Lei veio através de Moisés; a Graça, por Cristo. Em suma: a vontade de Deus é que estejamos unidos com Cristo, e tudo o mais virá como conseqüência (Mt 6.33).
          2. Na amplidão do pensamento Paulino: “Em tudo...”, “Em todas as circunstâncias...”, “Em todas  as ocasiões...” Em Ef 5.20, é o mesmo Paulo quem diz: “Dando sempre graças por tudo (grifo nosso) a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo”. Temos aí a reafirmação de seu ensino. Todos os momentos da vida cristã devem sinalizar nossa íntima relação com o Pai Eterno, sempre por meio do Filho. Se não é assim em nossa vida diária, algo está errado.
          3. Na vulnerabilidade da humana existência, a que todos estamos sujeitos, tudo poderia ser pior. Mas é certo que a graça divina nos tem socorrido. A seu tempo, sempre em tempo oportuno, Deus tem-nos estendido seu forte braço libertador. Outra vez notemos: é pela graça, não é por mérito nosso. É “por amor do seu nome” (Sl 23.3b). A suficiência do que recebemos se atesta por sua origem – em Deus. Bem disse Davi: “O Senhor é o meu pastor: nada me faltará” (Sl 23.1). Se nos falta alguma coisa, decerto não é coisa essencial à vida. Talvez figure entre nossas equivocadas prioridades, não raro com sérias inversões...
          É bom aprendermos a lição do mestre Paulo para que entendamos o Mestre Jesus, e o Pai.
          É bom que reencontremos esta virtude peregrina – a gratidão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário