sábado, 1 de outubro de 2011

O LUGAR DO CORAÇÃO NO REINO DE DEUS



            Algumas frases bíblicas são de inigualável importância para a compreensão de nossas relações com a Causa de Jesus Cristo. Um exemplo clássico é o apelo insistente de Salomão: “Filho meu, dá-me o teu coração”. E Ageu, o Profeta: “Considerai o vosso coração” (Ag 1.5). Em versões bíblicas antigas: “Aplicai os vossos corações aos vossos caminhos”. E Jesus: “Onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mt 6.21).
          Estas frases podem ser associadas com a exortação de Pedro: “Santificai a Cristo, como Senhor, em vossos corações...” (1 Pe 3.15). Ninguém chega a lugar algum sem o coração. Sem o coração não há vida. O mesmo acontece em nossas relações com o reino de Deus. Se o nosso coração não está na Causa do Senhor, qualquer coisa pode nos afastar de seus interesses e valores. Se o nosso coração não está na Igreja de Cristo, qualquer coisa pode tomar-lhe o lugar. Se o nosso coração não está no projeto de Deus para salvar todos os seres humanos, falar e nada falar, tanto faz...
          Quando nosso coração não está no centro da vontade de Deus, está no centro de nossos interesses. O reino de Deus fica para depois..., fica com as sobras..., e as sobras, às vezes, vêm conturbadas por interesses humanos não satisfeitos. É drástico quando nossas frustrações na vida interferem em nossos compromissos com Deus.
          Querem, adultos, jovens, quem quer que seja, encontrar seu lugar na Causa? O caminho é um só: Pôr o coração em Deus. Pôr, entregar, abrir-se, “santificar a Cristo, como Senhor...” Nunca descobriremos nosso lugar no Reino de Deus, até que nos entreguemos totalmente ao Seu senhorio – “Santificado como Senhor”. Pessoas confusas, que perambulam por igrejas, na busca inconseqüente de um “não sei o quê”, dificilmente encontram seu lugar. Permanecem confusas, pois, em última análise, estão em busca de algo para si mesmas, e não do que fazer para o Senhor. 
          Que nos está faltando? Certamente, pôr o coração em Deus. Isto diz de uma busca de entronização do Senhor na vida; de uma experiência de Deus na vida; de uma vida interior com Deus; de uma real consagração do coração a Deus, até que Deus seja exatamente o que Ele é, em nosso coração.
          Tudo começará a mudar em nosso viver diário: na Família, na Igreja, no trabalho, nos estudos, nos relacionamentos, no todo da vida, quando Deus puder dispor de nosso coração, e dele puder valer-se para a realização de Sua “boa, agradável e perfeita vontade” (Rm 12.2).
          Deus nunca está onde “nós queremos” que Ele esteja, mas estará sempre conosco, se nós estivermos no lugar a que Ele nos destinou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário