quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O ALCANCE DA FÉ


                                                       “Porque  aguardava  a  cidade  que  tem
                                                                                   fundamentos, da qual Deus é o arquiteto
                                                                                   e edificador” (Hb 11.10).

         
          Abraão e seus dois filhos, Isaque e Jacó, partiram para uma cidade que não existia, senão na esfera e abrangência da fé. “Pela fé peregrinou na terra da promessa...” (9). Não existia para eles, mas existia para Deus – seu arquiteto e edificador. A grandeza da fé é o que nos permite alcançar àquele que é infinito e eterno, por isso tem de transcender os limites de nossa percepção humana, presa a medidas – tempo e espaço.

          O verso 1º nos diz que fé é prova e fundamento do que se espera e do que não se vê. Está, pois, acima do que podemos realizar, mas perfeitamente dentro dos limites do Altíssimo e Todo-Poderoso. Falar de limites, atribuindo-os a Deus, não é uma boa figura. É apenas uma forma de entender nossos limites mentais. 
         
          O que é real é precedido do ato de alguém que age. Mas a fé, ao contrário disso, afirma a realidade daquilo que ainda não existe para nós, humanos. Existe, sim, para Deus. Para que seja visto, precisamos crer. Crer é afirmar Deus em ação transcendente. A fé é maior do que tudo que possa haver ou se possa imaginar. A fé é maior, porque é fé em Deus.

          Não há como honrar a Deus, a não ser que nos dirijamos a Ele tangidos pela fé mais coerente com sua natureza e caráter. Veja-se o verso 6 – “Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”.

          A ideia que sobressai põe em realce a potencialidade da fé, de trazer à realidade aquilo que não era visto. Só mesmo Deus o via. Fé, por esta ótica, é trazer para a percepção e experiência humanas aquilo que pertence aos domínios do Senhor.

          A fé nos possibilita ver como Deus – ver antes. É como se Deus nos permitisse ver com os seus olhos... Quando Deus se humaniza, também nos eleva a essas alturas. Só uma genuína fé é capaz desse fenômeno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário