sábado, 1 de outubro de 2011

DISCIPLINA ESPIRITUAL


Dallas Willard figura entre os mais brilhantes pensadores e escritores da atualidade. Deu- nos recentemente O Espírito das DISCIPLINAS. Apresenta-nos “uma forma de viver que capacita homens e mulheres a desfrutar da vida cristã. Ele revela como a chave da transformação pessoal reside na prática das disciplinas espirituais e como esta prática eleva a vida humana à sua plenitude” (grifo nosso).
            Rasgados elogios são feitos à obra: “Um exame renovado da natureza da vida e da disciplina... excitante e instrutivo” (Revista The Disciple). “Poucos livros me desafiaram como este” (Bill Rybels). “Um chamado profundo para o discipulado, baseado nas disciplinas espirituais que nos despertam para uma verdade esquecida: que a transformação na semelhança com Cristo se realiza quando ‘tomamos o jugo suave’ dessas disciplinas” (Sue Monk Kidd, escritora).
            O autor quer que entendamos como Deus transforma vidas. Nem sempre tem de ser como queremos, isto é, que Deus esteja a nosso serviço, como um plantonista, a nos atender nas horas dramáticas de nossas necessidades. Deus é o Deus do suprimento, do abastecimento..., na “cultura evangelical” da atualidade. Não é o Deus Senhor dos seus servos.
            Nossa visão teológica, nosso entendimento da Sagrada Escritura e nossa experiência aos pés do Senhor mostram-nos que a base da verdadeira espiritualidade se constrói com uma vida devocional séria. Bíblia e oração na alma! Nossa preocupação primeira deve ser estar com Jesus (Mc 3.14; Mt 6.33). Isto vale por dizer: estudar a Bíblia e orar sistematicamente, todos os dias, com o propósito especial de comungar com Deus; estar em comunhão com Deus todo o tempo –         Nada nos poderá separar do amor de Deus...” (Rm 8.31-39).
            A falta de disciplina nas relações devocionais com Deus é a explicação mais convincente para a desordem na vida, de um modo geral. Tal disciplina significa, em última análise, que é o Espírito de Deus quem nos disciplina, orienta-nos (Rm 8.26; cf. Jo 14.26). O Espírito Santo é a Pessoa de Cristo na continuidade de sua relação conosco – Emanuel (Mt 1.23; cf. Jo 14.16, 17).     A nós, resta-nos confiar-nos totalmente a Ele, abrindo mão de nossos “direitos...” e deixando que Ele assuma o completo controle de nossa vida. “Entregar...”, como ensinou Davi (Sl 37.5), é nosso grande desafio.
            Você quer crescer? Aí vai a receita: Bíblia e oração, na mente e no coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário