quarta-feira, 5 de outubro de 2011

ANSIEDADE


                                                                “...não andeis ansiosos...” (Mt 6.25)
                                                                “...não temais...” (Mt 10.26, 31)
                                                                “...sois guardados...” (1Pe 1.5)
                                                                “Lançando sobre ele toda a vossa      
                                                                 ansiedade, porque ele tem cuidado
                                                                 de vós” (1Pe 5.7).


            Ansiedade é um mal de sociedades aceleradas, nervosas, do corre-corre frenético na luta pela vida, ou pela sobrevivência. É “mal-estar ao mesmo tempo psíquico e físico, caracterizado por temor difuso, sentimento de insegurança, desgraça iminente”, definem os dicionários específicos. Às sensações físicas que acompanham a ansiedade, dá-se o nome de angústia, que pode estender-se da inquietação ao pânico.

            Transpira fácil do sagrado texto a ternura de Jesus Cristo, ao tratar dessa questão nas instruções dadas aos seus discípulos, em seu monumental Sermão da Montanha. Refere o Senhor a ansiosa solicitude pela vida.

·        Mt 6.25 – “Não andeis ansiosos...”. Em razão de quê? Da comida, da bebida, do vestuário? Vejam, disse o Senhor: a vida é mais importante que essas coisas..., pensem no valor maior, na vida! Vejam as aves do céu (a criação tem lições profundas para a nossa vida!) – “Não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros”. O Deus que cuida das aves cuida muito mais de nossa vida, porque valemos mais que elas. “Basta a cada dia o seu próprio mal” (34).
·        Mt 10.26, 31 – “Não temais”, diz o Senhor ao estimular seus discípulos. O senhor está acima de discípulos e servos (24). Assim, Deus, que é infinito, cuida de nós, que somos finitos. A grande realização da vida ocorre quando Deus nos dota de suas virtudes, que nos são transmitidas por Jesus Cristo.
·        1Pe 1.5 – “...Sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé...” As cinco comunidades dispersas na Ásia Menor não poderiam desejar maior segurança. Estavam guardadas no coração do Pai até o dia final.
·        1Pe 5.7 – “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”. O Senhor e o seu santo apóstolo conjugam-se na mesma ideia, no mesmo ensino. Consulte, ainda, Paulo, em Fp 4.19.

Lição para nós hoje: Não nos curvemos diante das refregas da vida. Elas ocorrem porque nós somos pequenos demais. Somos apenas seres humanos... Somos nada diante do Altíssimo! E ele cuida de nós, ele nos assiste, nos conforta, nos consola, nos encoraja, nos redime. Fortalece o nosso caráter, ilumina a nossa mente, abrasa o nosso coração, refina o nosso espírito. (Cf. Sl 66.10).

O Deus Eterno não esmaece em sua solicitude. No distender-se da vida, o Senhor vai cuidando de nós, passo a passo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário