segunda-feira, 3 de outubro de 2011

“CLAMA A MIM”

                                                                    “Invoca-me, e te responderei; 
                                                                     anunciar-te-ei coisas grandes 
                                                                      e ocultas, que não sabes”       
       (Jr 33.3).


          “Clama a mim” – é a versão mais conhecida – “e responder-te-ei...” Há, numa palavra rápida, solução e promessa, síntese especial de que só Deus é capaz. Clamar pelo nome do Senhor há de ser a ação primeira e última daquele que se sente só e carente de proteção.

          A mensagem é dirigida a Israel, cujos filhos não fizeram senão o mal, desde a sua mocidade; provocaram a ira do Senhor com as obras das suas mãos; viraram as costas ao Senhor e lhe fecharam os ouvidos, ainda que recebessem ensino e advertência; praticaram abominações e profanaram a casa de Deus; edificaram altares para a prática da idolatria (Jr 32.3-35).

          No entanto, Deus não fechou as portas da misericórdia. Aponta-lhes os malfeitos, mas lhes reafirma, por meio do profeta Jeremias, seu propósito restaurador: “Clama a mim e responder-te-ei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes”. Ocultas – entendem-se também como poderosas.

          Quão esplêndida é esta palavra! Deus promete resposta ao clamor do seu povo. Essencial é buscá-lo de todo o coração – “Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração” (Jr 29.13). E mais: “Coisas grandes e ocultas”, ainda desconhecidas... Quanta coisa que ainda não conhecemos das despensas do Altíssimo!

          Temos nesta palavra-promessa a garantia de reversão de qualquer situação ou circunstância. Quem garante é Deus. E se Deus nos dá sua palavra, não nos resta senão confiar. De que aval maior e melhor necessitamos?

          Clame, inundado em genuína fé, e aguarde. Deus vai responder.


Um comentário: