sábado, 1 de outubro de 2011

MUDANÇA



          Mudança na vida ocorre por dentro ou por fora? De fora para dentro, ou de dentro para fora? De que maneira ocorrem as mudanças na vida? Que é que de fato faz diferença na vida?

          Uma reposta direta às perguntas feitas acima: mudanças, de fato, ocorrem no coração das pessoas. Mudado o coração, muda a vida. Portanto, de dentro para fora.

          É “do coração que procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias”, disse Jesus, em Mateus 15.19. Antes, porém, diz: “o que sai da boca procede do coração” (18). Antes, ainda: “... do que há em abundância no coração, disso fala a boca” (Mt 12.34) e acrescenta: “... de toda palavra fútil que os homens disserem, hão de dar conta no dia do juízo”(36).
         
          É abissal que do coração, fonte de generosidade, de bondade, possa sair tanta coisa nociva!...

          Mas, também, do coração pode sair coisa boa. Primeiro, Jesus promete: “Eu vos darei boca e sabedoria...” (Lc 21.15). Leia também Pv 15.14, e 31.26, em que Salomão fala da mulher virtuosa. Segundo, quando a vida é conduzida pelo Espírito Santo, a língua, as reações, as atitudes, pensamentos, sentimentos, mãos, pés, os olhos – toda a conduta será gerida por Deus. Isso não significa que devamos ficar parados, esperando que Deus aja, que faça o que nós deveríamos fazer. Mas é deixar-se (e isto é ser ativo, não passivo) influenciar pelo Espírito de Deus, e agir conscientemente em nome de Cristo.

          Certamente um bom conselho é este: antes de falar, consulte aquele que conhece a palavra antes que ela se articule em nossa mente, e desça aos lábios, e seja proferida – Deus (Sl 139.4). Aquele que nos sonda pode orientar o que vamos falar e o que vamos ser.

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário