Mudança na vida ocorre por dentro ou por fora? De fora para dentro, ou de dentro para fora? De que maneira ocorrem as mudanças na vida? Que é que de fato faz diferença na vida?
Uma reposta direta às perguntas feitas acima: mudanças, de fato, ocorrem no coração das pessoas. Mudado o coração, muda a vida. Portanto, de dentro para fora.
É “do coração que procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias”, disse Jesus, em Mateus 15.19. Antes, porém, diz: “o que sai da boca procede do coração” (18). Antes, ainda: “... do que há em abundância no coração, disso fala a boca” (Mt 12.34) e acrescenta: “... de toda palavra fútil que os homens disserem, hão de dar conta no dia do juízo”(36).
É abissal que do coração, fonte de generosidade, de bondade, possa sair tanta coisa nociva!...
Mas, também, do coração pode sair coisa boa. Primeiro, Jesus promete: “Eu vos darei boca e sabedoria...” (Lc 21.15). Leia também Pv 15.14, e 31.26, em que Salomão fala da mulher virtuosa. Segundo, quando a vida é conduzida pelo Espírito Santo, a língua, as reações, as atitudes, pensamentos, sentimentos, mãos, pés, os olhos – toda a conduta será gerida por Deus. Isso não significa que devamos ficar parados, esperando que Deus aja, que faça o que nós deveríamos fazer. Mas é deixar-se (e isto é ser ativo, não passivo) influenciar pelo Espírito de Deus, e agir conscientemente em nome de Cristo.
Certamente um bom conselho é este: antes de falar, consulte aquele que conhece a palavra antes que ela se articule em nossa mente, e desça aos lábios, e seja proferida – Deus (Sl 139.4). Aquele que nos sonda pode orientar o que vamos falar e o que vamos ser.
Nenhum comentário:
Postar um comentário