domingo, 29 de novembro de 2015

Depender do Senhor (Ito Siqueira)



Falar sobre depender do Senhor é algo que ficou corriqueiro. Muitas vezes falamos sobre a dependência como se ela, de fato, fizesse parte do nosso cotidianos. Mas o fato é que não vivenciamos a prática do que é não ter a capacidade de realizar e, efetivamente, vivenciar a dependência.

Gosto dessa figura da criança que pula nos braços do pai. Isso é o verdadeiro exemplo de confiança. O filho confia plenamente que o pai jamais deixará que ele caia. Assim somos nós no que diz respeito a dependência em Deus, temos que pular sem nos preocupar com as consequências, a Ele pertence nosso futuro. Mas depender não é ficar de braços cruzados, depender é agir dentro da Vontade de Deus.

Nesta semana pude experimentar algo surpreendentemente novo em minha vida. Pela primeira vez fiz uma cirurgia e recebi uma anestesia raquiana. Minhas pernas paralisaram e ficaram sob o efeito da medicação. Tentei diversas vezes movimentar os meus dedos do pé mas os mesmos não respondiam ao meu comando. Não ter o domínio sobre o corpo me fez perceber o que, realmente, é depender. Naquele momento eu dependia dos médicos e de sua equipe para poder me conduzir de um lado para outro, eu não tinha o comando e estava na total dependência.

Creio que é isso que o Senhor espera de nós. O verso 2 do livro de Salmos em seu capítulo 127 nos ensina que Deus dá aos "seus amados enquanto dormem". O texto diz assim "Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois ele supre aos seus amados enquanto dormem"

Também temos João 15:5c "... sem mim nada podeis fazer". O que somos sem a misericórdia do Senhor? Nada!!! Temos que entender nossa dependência plena e total a Deus. Tentar fazer com nossas próprias forças é perda de tempo. Quanto mais aprendemos a depender, mais estaremos na verdadeira Vontade do Senhor. E sempre, a Seu tempo, Seus planos serão realizados. Depender dEle nos permite fazer parte desses planos.

Em II Coríntios 3:5 a Palavra do Senhor nos revela que "não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus". Isso é muito profundo, mas é a realidade. Nada somos sem o Senhor. Nós dependemos dEle. As vezes pensamos que somos isso ou aquilo melhor que os outros, "mas a nossa capacidade vem de Deus" como vimos na afirmação de Paulo aos Coríntios.
Finalmente, no livro dos sábios, em Provérbios 3:5 as escrituras nos ensina: "Confia no Senhor de todo o seu coração e não te estribes no teu próprio entendimento". Estribes até parece uma palavra de difícil entendimento, mas ao selar um cavalo o apoio do cavaleiro são os estribos, o sentido aqui é o mesmo... não se apoie, não se sustente, não confie em seu próprio entendimento. Nossa confiança tem que estar no Senhor.

Do dia que soube que estava com leucemia até hoje, e espero que perdure para sempre, tenho aprendido que não há outra forma de viver senão na dependência do Senhor. Nada somos ou podemos por nós mesmos. De nada adianta fazer planos se esses não estiverem em consonância com a verdadeira Vontade do Senhor.

Deus continue abençoando sua vida

Nas mãos de Deus

Ito Siqueira

http://itonasmaosdedeus.blogspot.com.br/2015/11/depender-do-senhor.html

itosiqueira@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário