“Espera pelo Senhor, tem bom ânimo,
e fortifique-se o teu coração; espera,
pois, pelo Senhor (Sl 27.14)
Esperar é um exercício às vezes doloroso, desapontador. Mas é de extrema necessidade, pois que contribui para a nossa maturidade. É uma provação que tem o objetivo de nos aprovar. Vêm dos escritos de Tiago (1.2-4) informações acerca dos benefícios da provação da nossa fé, que produz perseverança e esta produz integridade e perfeição – “para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes”.
Esbarramos em nossas limitações mentais e carência de sensibilidade espiritual. Excitamo-nos, ficamos nervosos quando nossas expectativas não se realizam como nós as queremos. Paremos um pouco e pensemos: nem tudo tem de ficar bastante claro no momento que quisermos. O tempo de Deus não é o nosso tempo. Ele é infinito, eterno. Nós temos pressa. Somos finitos.
Coisas há que, de pronto, são captadas pela nossa percepção. Fatos há, entretanto, que só serão compreendidos ao longo da vida. Isto pode significar que Deus nos vai trabalhando enquanto se vai distendendo o tempo. Vai nos burilando enquanto vida houver. Nem sempre estamos preparados para receber tudo de uma vez. Então Deus aplica, paulatinamente, sua metodologia, em doses necessárias ao nosso crescimento. E ninguém cresce de um lance... Tudo é perfeitamente gerido por sua infinita sabedoria. Necessário será, por conseguinte, viver em sintonia com Deus para irmos nos apercebendo de sua operação. Na economia divina tudo se faz pelos métodos do Altíssimo.
É preciso esperar pelo Senhor. É a possibilidade que temos de manter o nosso ânimo em alta. Davi diz: “Espera e tem bom ânimo e fortifique-se o teu coração”. E diz mais: “Esperei confiantemente pelo Senhor; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro” (Sl 40.1). Expoentes da profecia como Isaias e Jeremias lançam mais luz à questão: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor” (Is 55.8). “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que desejais”, arremata Jeremias (29.11).
Que nos resta, senão esperar pelo Senhor? Esperar e viver no compasso de Deus, cujas ações jamais falham. Seus atos são perfeitos como perfeito Ele é. “Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa; dele vem a minha salvação”
(Davi, Sl 62.1).
Recife, 07.11.2011
Válter Sales
Nenhum comentário:
Postar um comentário