domingo, 13 de novembro de 2011

"ELE FAZ TUDO BEM"


                                                                                  “Tudo ele tem feito esplendidamente bem:
                                                                                  não somente faz ouvir os surdos, como               
falar os mudos” (Mc 7.37)


            Este verso foi inspirado num contexto de milagres. Marcos é especialista nessas narrativas. É, por isto, um evangelho rápido e sucinto, direto e objetivo. Não se perde em argumentos. Para esse evangelista, Jesus é o que é; faz o que faz, e pronto. Não há necessidade de desdobrar-se em argumentos para provar que Jesus é Deus. Ele é Deus, embora muitos não creiam nesta verdade.

            Há um Efatá solene, ungido e decisivo – Abre-te! e, logo, se abriram os ouvidos e se lhe soltou o empecilho da língua, e o surdo-mudo, ou gago, nalgumas versões, falava desembaraçadamente (Mc 7.35). O texto bíblico não deixa dúvida: o ato de Jesus foi instantâneo e perfeito. Deixou a todos maravilhados – “Tudo ele tem feito esplendidamente bem...”. O episódio nos remete a Gn 1.31 e Jo 5.17, e nos revela um Deus que não descansa, mas permanece trabalhando e fazendo tudo bem.

            O fato ocorrido nas regiões de Decápolis dá-nos mais uma lição, ligada à  pressão de nossas necessidades. A escritora Sandra Querin afirma: “Nós nos confundimos, às vezes, achando que só porque nós temos uma necessidade, Deus deve nos responder ao nosso modo e no nosso tempo. Isso significa deixar a necessidade nos governar e não o Senhor. Independentemente do que você está passando agora, a sua necessidade pode até ser a sua resposta!”.

Uma coisa é certa: Deus é infinitamente maior que a nossa necessidade. Não permitamos, pois, que ela bloqueie nossa comunhão com o Todo-Poderoso e comprometa nossa paz. A          quilo que Ele revela à nossa mente e coração é a única  revelação que nos traz a paz. Sandra Querin arremata: “A paz de Deus é apenas um indicador da revelação e da verdade de Deus. Se você está inquieto e inseguro, escolha o caminho que traz paz ao seu coração, pois com certeza Deus reside nesse caminho”. Ouça Paulo, em Cl 3.15.

Efatá! Cuido que esta Palavra do Senhor tem a ver com nós outros, hoje, e sempre. Quem escolhe o caminho que leva a Deus, Jesus, certamente vai encontrar-se com ela.


                                                           Recife, 25.10.2011

                                                                Válter Sales

Nenhum comentário:

Postar um comentário