segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

DESCANSAR E ESPERAR


 
            Davi escreveu – e isso se inseriu no Saltério –, princípios que devem nortear nossa vida de filhos de Deus: “Descansa no Senhor e espera nele”         (Sl 37.7a). Não por acaso, neste salmo, uma sequência de atitudes que orientam a relação divino-humana faz essa lógica diretiva, quase sempre presente na peregrinação do povo de Deus. É a vida, pondo-se no devido lugar, sobrepondo-se às circunstâncias, não a elas escrevizando-se.
            A lógica davídica vem nos versos antecedentes. Verso 3 – primeiro, confiar; depois, fazer o bem. Verso 4 – primeiro, agradar-se do Senhor; depois, ver satisfeitos os desejos do coração. Verso 5 – primeiro, entregar e confiar; depois, esperar os feitos do Senhor. É sempre assim no contexto geral da Escritura. Para entrar na Terra Prometida: primeiro, santificar-se; depois, ver as maravilhas do Senhor (Js 3.5). Na palavra profética: Esperar e aguardar (Is 8.17). Neste texto, os verbos estão no tempo futuro, como a indicar que será sempre essa a forma ideal de conduzir a vida.
            O Salmo 37, verso 34, reafirma a esperança, por primeiro e, na sequência, ser exaltado na terra diante dos ímpios. E essa magistral expressão de Davi: “Esperei confiantemente no Senhor; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro” (Sl 40.1). Tal expressão tem inspirado eruditos compositores da mais elevada música sacra, daquela que nos enleva a alma e nos eleva às alturas, para a mais refinada adoração. Parece um milagre, Deus se inclinar para nós! Entenda-se: a graça oceânica que o faz descer, também nos faz subir. De qualquer forma, ir a Deus é alçar-se. É a força que advém de se pôr as coisas no devido lugar, em nossa relação com o Altíssimo.
            Jesus não alterou a ordem dessa relação, e Mateus (6.33) registrou: primeiro, Deus; depois, o corriqueiro ordinário da vida. Um ilustrado pregador contemporâneo disse a sua Igreja num retiro de carnaval: “Quando olhamos primeiro para Deus, o segundo olhar é a para a bênção”. Tiago (4.8) também fecha questão: “Chegai-vos para Deus, e ele se chegará para vós”. Parece uma inversão à história da Graça, pois que esta se antecipa, como na assertiva de Paulo – Ele nos amou primeiro, “estando nós mortos em nossos delitos” (Ef 2.4, 5; cf. Rm 5.8), e referendando a tese “barthana” de que “não há caminho do homem para Deus, mas somente caminho de Deus para o homem”.
            É a ordem estabelecida. Ordem que não é imposição. É devoção. O olhar primeiro para Deus não nos impõe uma espera enfadonha, desgastante. É um esperar na certeza de que o Senhor é infalível – Ele faz o que diz. É consequente entender que nossa maneira de viver esta vida deve ser um prolongamento da  ação divina. Por vezes, os horizontes podem tornar-se turvos, e tudo é muito sombrio, indefinido, e nos vemos frente a frente com os riscos do existir, afetados por sofrimentos e aparentes fracassos. Mas nada disso será desapontamento último. O agir de Deus em nós faz sentido, mesmo que, a princípio, não o entendamos. A ação de Deus se efetiva no coração do Grande Criador da boa, agradável e perfeita vontade, e se consuma no pleno acolhimento cristão. Foi esse o ensino de Jesus a Pedro (Jo 13.7). No tempo de Deus tudo ficará claro. Saberemos que tudo o que Deus faz em nós e por nós é parte essencial do seu plano, perfeito e objetivo. Podemos, portanto, descansar no Senhor e não estribar-nos em nosso próprio entendimento (Pv 3.5). Importante é não construirmos uma demanda calçada em prerrogativas puramente humanas e expectativas humanamente convencionais... Isso trará paz à vida, contrapondo-se a essa correria neurotizante pelo que é perecível, passageiro, efêmero, hedônico. Se cremos de fato que o Senhor é o Senhor, então, é só descansar Nele, enquanto Nele esperamos. Este é o mais nobre exercício.


                                                                      
                                                           Recife, 16 de Fevereiro de 2015
                                               Pr. Válter Sales

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