Normalmente quando ouvimos a palavra Deserto imediatamente nos remetemos a algo seco, sem vida, isolado de tudo e todos... um lugar de sofrimento. Conforme está escrito em Lucas 4:1-2 “Jesus, pois, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e era levado pelo Espírito no deserto, durante quarenta dias, sendo tentado pelo Diabo. E naqueles dias não comeu coisa alguma e terminados eles, teve fome.”
Jesus, logo após ter sido batizado foi levado pelo Espírito ao Deserto. Às vezes pensamos no Deserto como um lugar onde temos que ir quando estamos com as “baterias descarregadas”, ou quando fazemos algo de errado e somos levados ao deserto como um castigo. Jesus foi conduzido ao Deserto pelo Espírito e a Palavra revela que ele estava cheio do Espírito.
O Deserto é um lugar onde buscamos ouvir os ensinamentos do Senhor, mesmo quando tudo vai bem. Muitas vezes pensamos que o Diabo vai nos tentar se não estivermos na Presença de Deus, se nos afastarmos dos Caminhos do Senhor. Na verdade quem está afastado do Senhor não faz parte das investidas do Diabo.
Quanto mais fortes e próximos da Santa Presença de Deus, maiores serão as tentativas do Diabo contra nossa vida. A maior prova disso foi a ação do Diabo em tentar induzir Jesus a cometer um pecado. O Diabo teve a petulância, a ousadia de provocar o próprio filho de Deus, porque não fará de tudo para nos afastar dos caminhos do Pai?
Quem de nós, tendo fome, e tendo poderes, não transformaria pedras em pães? Jesus resistiu. Mesmo quando estamos fortes no Senhor podemos apresentar fraquezas, e é justamente nessas fraquezas que o Diabo vai atacar. Quando nos fortalecemos espiritualmente pensamos que os ataques do inimigo virão nessa área, mas o Diabo é sutil e ataca em áreas que não estão relacionadas com a vida espiritual.
Jesus teve fome, como todo ser humano, após 40 dias sem o alimento, o corpo solicitou reforço. Sentir fome é um estado que aproxima a pessoa de Jesus, a nós, meros mortais. Jesus veio ao mundo como homem, ser humano. A busca pelo fortalecimento no Deserto é a prova disso. Ele estava cheio do Espírito e foi fortalecer-se no Deserto, essa deve ser a nossa prática. Erramos por acharmos que estamos plenos, cheios do Espírito, que não precisamos entrar no Deserto.
O Deserto é um lugar de fortalecimento, saímos mais fortes do Deserto, mas podemos deixar brechas em áreas de nossas vidas e é nelas que o Diabo ataca. Pode ser uma doença na família, uma necessidade financeira, um sonho não realizado... qualquer coisa que desvie do foco da Vontade de Deus. Jesus estava se preparando no Deserto para iniciar seu ministério na terra, naquele momento as necessidades pessoais eram segundo plano. Apesar de Jesus ter saído com uma fraqueza do Deserto, Ele estava forte o suficiente para conviver com a fraqueza durante a sua tentação. O Deserto é um lugar de renovação das forças.
Para onde leva o Deserto? Encontro, esse deve ser o propósito do Deserto. No Deserto deve-se estar, sempre a sós, nunca sozinho. O objetivo no Deserto é estar na presença de Deus. Você conhece alguém que precisa ir ao Deserto? Espero que, nesse momento, você esteja de frente ao espelho e possa olhar nos seus próprios olhos e responda: EU!
Lembre-se de que, como afirma Paulo, “o poder se aperfeiçoa na fraqueza”, de tal forma que “quando sou fraco então é que sou forte (2Co 12:9 e10). Passe pelo Deserto e renove suas forças em Cristo.
Ito Siqueira
itosiqueira@hotmail.com
http://itonasmaosdedeus.blogspot.com.br/2015/11/voce-conhece-alguem-que-precisa-ir-ao.html